Larissa Gaspar

Nome Completo:   Larissa Maria Fernandes Gaspar da Costa

Partido:   PT

Data de Nascimento:   29 de Agosto de 1983

Telefone:   (85)3444.8302

E-mail:  

Número do Gabinete:   20

Biografia:  

Larissa Gaspar é advogada, servidora pública municipal concursada (fiscal da AGEFIS), militante feminista e dos direitos humanos. Foi Coordenadora da Casa Abrigo Margarida Alves de Fortaleza, que acolhe mulheres vítimas de violência em iminente risco de morte, foi Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Fortaleza, foi Assessora Especial da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Fortaleza. Foi candidata a Deputada Estadual em 2014. Exerce o mandato de Vereadora pelo Partido dos Trabalhadores desde 2017. Preside a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso, da Câmara Municipal de Fortaleza e as Frentes Parlamentares em Defesa das Pessoas em Situação de Rua e da População LGBT.
 
Sua presença no parlamento e nas discussões da cidade têm a força da experiência de quem já esteve à frente da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Fortaleza entre 2012 e 2016, e da Casa Abrigo Margarida Alves, que acolhe mulheres vítimas de violência. No movimento estudantil, fez parte do Centro Acadêmico de Direito e do Diretório Central dos Estudantes da UNIFOR. Há anos está ao lado dos movimentos sociais e sindicatos em busca de vitórias para trabalhadores e trabalhadoras.

Atenta às necessidades das mulheres de Fortaleza, Larissa Gaspar apresentou projetos para garantir unidades de atendimento à mulher nos terminais, banco de empregos para mulheres vítimas de violência, gratuidade no transporte público para mulheres vítimas de violência, programa Lei Maria da Penha nas escolas, obrigatoriedade das maternidades da rede pública e privada de Fortaleza em permitir a presença de doulas. Defendeu ainda a criação de creche de Tempo Integral no Centro de Fortaleza e outros bairros. Também propôs a criação do Programa de Combate ao Assédio Sexual no Transporte Coletivo de Fortaleza.
 
É de Larissa Gaspar a Lei que amplia a Proibição da Tração Animal no Município – Lei nº 10.938, de 3 de outubro de 2019. A vereadora também conseguiu aprovar emenda à uma lei dando atribuição aos fiscais da Prefeitura de fiscalizar maus tratos e abandonos de animais. Outra vitória foi a aprovação de emendas ao Código da Cidade que ampliaram as hipóteses de maus tratos aos animais. Apresentou Projeto de Lei proibindo o uso de fogos barulhentos na capital e pela criação de um santuário para animais. Destinou emenda parlamentar à proteção de tartarugas marinhas e às ações defesa dos animais. 
 
Larissa Gaspar foi à justiça contra a demissão de cobradores de ônibus e contra o uso exclusivo de cartão. Votou em defesa das Dunas do Cocó e pela preservação das áreas verdes da cidade.

Instagram @larissagaspar_oficial
Twitter @Larissafgaspar