Carlos Dutra

Nome Completo:   Carlos Alberto Dutra da Silva

Partido:   PDT

Data de Nascimento:   19 de Maio de 1959

Telefone:   34448367

E-mail:   carlos_dutra@vereador.cmfor.ce.gov.br

Número do Gabinete:   32

Biografia:  

Carlos Alberto Dutra da Silva nasceu em 19 de maio de 1959, no Rio de Janeiro (RJ), tem 60 anos, é casado com Marli Dutra e pai três filhos, Lilian, Bruno e Vivian.

Possui o Ensino Médio Completo, é Pastor Evangélico há 31 anos e Radialista. Foi missionário em Salvador – BA por 13 anos, onde cuidou de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Vida Pública

Nas eleições municipais de 2008, candidatou-se pela primeira vez e foi eleito vereador de Fortaleza, obtendo 6.478 votos pelo Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB, reeleito em 2012, para o segundo mandato, no quadriênio 2013-2016, com 9.359 votos pelo mesmo partido, e na oportunidade, em junho de 2019 volta à casa como suplente de vereador tendo obtido nas eleições de 2016, 7978 votos pelo Partido Democrático Trabalhista – PDT.

Entre junho de 2017 e janeiro de 2019, exerceu o cargo de secretário na Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), órgão responsável pela organização e realização de ações e atividades esportivas e de lazer, onde ao ocupar o cargo idealizou e ajudou a desenvolver Os Jogos Paradesportivos de Fortaleza, com 12 modalidades, realizados à época na UNIFOR, com a parceria da Associação Deficiência Superando Limites (Adesul).

A atuação legislativa do mandato do vereador Carlos Dutra está voltada para três importantes eixos, são eles: 1) Garantir o desenvolvimento social das crianças, adolescentes e jovens, incentivando-os à prática do esporte e lazer; 2) Propor leis que visam assegurar direitos e garantias fundamentais aos idosos; 3) Promover ao cidadão Fortalezense bem-estar por meio da assistência social.

Entre os projetos de lei, de indicação de sua autoria, e ações vale destacar:

O Projeto de Lei nº 0069/2009, que cria a Semana Paulo Freire de Educação, que tem como objetivo promover a realização de uma semana de debates no mês de setembro para a conscientização acerca da Educação Pública em Fortaleza. Exponencial dos meios educacionais, Paulo Freire foi homenageado pelo empenho dedicado ao ensino e em virtude do importante legado que deixou para a formação da educação brasileira;

O Projeto de Lei nº 9.706/2010, que obriga as livrarias a disponibilizarem tabelas de preço de livros e materiais didáticos componentes das listas escolares, para que o consumidor possa, sem a necessidade de se dirigir a um vendedor, efetuar a sua pesquisa de preços. Esta Lei está em vigência e tem mudado a rotina nas livrarias de Fortaleza, notadamente nos períodos de compra de material escolar, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro;

A iniciativa do Programa de Recuperação e Recolocação Profissional para Pessoas Portadoras de Dependência Química em Droga ou Álcool, que juntamente com o Projeto nº 102/2012, estabelece as bases para a Política Municipal Antidrogas em Fortaleza, um importante instrumento para que o Poder Público possa executar ações concretas de socorro a essas pessoas;

O Projeto de Lei nº 287/2019, que dispensa os ostomizados a passar pela catraca dos transportes públicos de Fortaleza. Essa proposição decorreu da circunstância de que a pessoa ostomizada, pelo uso do equipamento, tem sérias dificuldades de passar pela catraca e, principalmente, cruzar entre as pessoas que se encontram no corredor dos coletivos; e

O Projeto de Indicação nº 263/2019, que autoriza o chefe do poder executivo a realizar a requalificação do Campo do Cearazinho, localizado no bairro Conjunto Ceará, 4ª Etapa, transformando-o Areninha.

Enfim, durante sua vida parlamentar, Carlos Dutra introduziu mais de 300 projetos de lei entre os anos de 2011 e 2019. Sempre defendeu a instituição familiar, tanto na tribuna quanto nas ações do seu mandato, pois tem a família como célula mãe de uma nação, que precisa de cuidados e mais atenção.

Fone: 3444-8319

Email: vercarlosdutra@gmail.com

Face/Insta: vereadorcarlosdutra