Carlos Dutra

Nome Completo:   Carlos Alberto Dutra da Silva

Partido:   PDT

Data de Nascimento:   19 de Maio de 1959

Telefone:   34448367

E-mail:   carlos_dutra@vereador.cmfor.ce.gov.br

Número do Gabinete:   32

Fax:  

Biografia:  

Carlos Alberto Dutra da Silva é Pastor e Radialista. Casado com Marli Dutra e pai de Lilian, Bruno e Vivian. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2008 e reeleito em 2012, para o segundo mandato, no quadriênio 2013-2016, com 9.359 votos.

A atuação legislativa do mandato do vereador Carlos Dutra está voltada para quatro importantes eixos, que são: 1) Promover a melhoria dos serviços de transporte público; 2) Propor leis que visam assegurar direitos e garantias fundamentais para o pleno exercício da cidadania; 3) Garantir o desenvolvimento social através do fomento à economia, distribuição de renda e incentivo ao turismo; e 4) Fiscalizar o planejamento orçamentário do município.

No campo do conhecimento, o parlamentar criou, por meio do Projeto de Lei nº 0069/2009, a Semana Paulo Freire de Educação, que tem como objetivo promover a realização de uma semana de debates no mês de setembro para a conscientização acerca da Educação Pública em Fortaleza. Exponencial dos meios educacionais, Paulo Freire foi homenageado pelo empenho dedicado ao ensino e em virtude do importante legado que deixou para a formação da educação brasileira.

O vereador elaborou ainda a Lei 9.706/2010, que obriga as livrarias a disponibilizarem tabelas de preço de livros e materiais didáticos componentes das listas escolares, para que o consumidor possa, sem a necessidade de se dirigir a um vendedor, efetuar a sua pesquisa de preços. Esta Lei está em vigência e tem mudado a rotina nas livrarias de Fortaleza, notadamente nos períodos de compra de material escolar, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Outra iniciativa de sua autoria foi o Programa de Recuperação e Recolocação Profissional para Pessoas Portadoras de Dependência Química em Droga ou Álcool, que juntamente com o Projeto nº 102/2012, estabelece as bases para a Política Municipal Antidrogas em Fortaleza, um importante instrumento para que o Poder Público possa implementar ações concretas de socorro a essas pessoas.

Carlos Dutra relatou mais de 300 projetos de lei entre os anos de 2011 e 2013. Possui participação notável na Câmara Municipal de Fortaleza. Tem proporcionado uma ampla atuação nas comunidades, com ênfase aos necessitados. A instituição familiar também é constantemente defendida, tanto na tribuna quanto nas ações do seu mandato. “A família, como célula mãe de uma nação, precisa de cuidados e mais atenção. Pensar em uma sociedade mais justa e igualitária é primeiramente preservar os valores que norteiam a família”, ressaltou o parlamentar.