Dr. Eron

Nome Completo:   Francisco Eron Mendes Moreira

Partido:   PP

Data de Nascimento:   Não informado

Telefone:   85 3444.8379

E-mail:   eronmoreira@uol.com.br

Número do Gabinete:   15

Fax:  

Biografia:  

 Francisco Eron Mendes Moreira, 57 anos de idade, nascido na cidade de Antonina do Norte (CE), filho de Antônia Mendes Moreira e de Eronides Moreira Silva, casado com a professora Soraia Gurgel Moreira, pai da médica Cauyna Gurgel Moreira e do doutorando de medicina Eron Gurgel Moreira.

Médico, com mais de 30 anos de compromisso profissional dedicados à medicina em prol dos menos favorecidos. Formou-se na turma de 1987 da Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo se especializado em oftalmologia, com pós-graduação pela residência médica no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Também possui mais duas pós–graduações, uma em Medicina do Tráfego, na Universidade de Pouso Alegre (UNIVAS - Minas Gerais) e a outra em Gestão em Saúde, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Servidor concursado da Prefeitura Municipal de Fortaleza, atuou desde 1996 até o ano de 2013, no cargo comissionado de Auditor Médico do SUS, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), quando se afastou em 2013 para exercer o cargo de Diretor Executivo do Hospital Distrital Gonzaga Mota Messejana (HDGMM), após ser aprovado em seleção pública, cargo exercido até 2016, quando pediu afastamento para concorrer às eleições de vereador de Fortaleza, obtendo naquela época 8.080 votos, que lhe garantiram uma primeira suplência e logo assumindo o mandato, a partir de fevereiro de 2017 até outubro 2018, com a licença do vereador titular Elpidio Nogueira, que a partir dessa época assumiu a gestão da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Social (SDHDS) e aqui vale o registro que o Dr. Eron se afastou do seu mandato parlamentar, no período de outubro a dezembro de 2018, com o retorno do titular da pasta, vereador Elpidio Nogueira, assumindo a titularidade participar regimentalmente da votação da Mesa Diretora, retornando nesse ínterim para a gestão da SDHDS, com o retorno do Dr. Eron para o mandato de vereador, neste mês de fevereiro de 2019, agora definitivamente como titular, assumindo a vaga deixada pelo vereador Salmito Filho, eleito nesse último pleito de outubro de 2018 para o mandato de Deputado Estadual.

Atualmente está em atividade como médico concursado, atendendo na Unidade de Atenção Primária à Saúde Dr. Luis Costa, dois plantões semanais, segunda e sexta, e nos sábados atende na Clinica Nossa Senhora de Nazaré, como voluntário, as pessoas carentes da comunidade.

Ainda exerceu outras atividades pessoais e profissionais, dentre elas: a carreira técnica (Bancário B1) e de médico perito do trabalho (1988/92), no Banco do Brasil; a tesouraria da Cooperativa dos Oftalmologistas do Ceará (1994/95/98);

a Presidência da Federação Cearense de Xadrez (2002/2003) e a participação como conselheiro fiscal da Cooperativa dos Oftalmologistas do Ceará (2003) e da Unimed Fortaleza (2003). Médico da Policlínica do Jangurussu Dr. João Lopes Pompeu Randal (2017/18).

 

Compromissado com a população alencarina, tem se tornado uma referência com o trabalho voltado à saúde, educação, segurança e ação social.